quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

"O DOMÍNIO DOS FILHOS SOBRE OS PAIS"

Tenho, constantemente, lido a RIE (Revista Internacional Espírita) e nela tenho encontrado diversas reportagens interessantes. Sabe-se que o Espiritismo Cristão (Kardecismo) não impõe dogmas e tenta, de certa forma, explicar religiosamente a razão da existência humana na Terra, afirmando serem necessárias diversas encarnações para que o espírito (alma, consciência) evolua de um estado ignorante ao estado da "perfeição divina", através dos ensinamentos do Cristo.

Para muitos, as afirmações e ensinamentos Kardecistas são "crendices", para outros tantos (inclusive para outros adeptos do espiritualismo) o Kardecismo não explica "nada" (ou "tanta coisa assim"), e ainda existem os que acreditam "em termos" nessa religiosidade cristã toda. Eu ainda não sei em qual dos dois últimos grupos eu me enquadro, mas descobrirei em breve (isso se o "breve" não for o final do post).

Enfim, uma das reportagens que me chamou muito a atenção foi a que leva o mesmo título do post. Vou tentar não emitir opiniões pessoais sobre o assunto, deixando a cargo de quem está lendo tirar as conclusões que achar necessárias e/ou cabíveis. Lá vai a transcrição de partes da matéria:

"Sentimento de culpa, baixa auto estima, medo de magoar quem tanto ama, e por consequência perder o seu amor, incapacidade de lidar com problemas, imaturidade psicológica, insegurança diante das questões existenciais (os chamados problemas da vida) devem ser alguns dos caracteres de muitos pais quando não sabem coibir a vontade autoritária de seus filhos. "Mas eles querem! Que posso fazer!?" - se justificam... E deixam de ensinar, de educar. Instrução, costumam dar, ou tentam ofertar, matriculando-os, muitas das vezes com sacrifício, nos melhores colégios, pagando academias de ginásticas e lutas marciais, danças, cursos de línguas estrangeiras...

Sabemos que a pessoa, ao se mostrar realmente amadurecida psicologicamente, só pode ser aquela capaz de suportar frustrações, ingratidões, insucessos, adiar um prazer, enfim, que sabe aceitar sem desânimo e queixa os reveses da vida.

Salientemos que, amadurecido psicologicamente, é uma coisa, amadurecido biologicamente é outra bem diversa... muitos deles são psicologicamente imaturos, criaram dentro de si uma dependência muito grande de seus pais, não se tornaram independentes, quando todos nós... fomos criados para sermos livres... Mostram-se tais pessoas como crianças de 5, 10, 12 anos... No fundo, são pais centralizadores, querem todos girando em sua órbita, preferencialmente num mesmo prédio de apartamentos, ou separados por pequenas distâncias, numa mesma rua ou bairro.

Sabem, vamos dizer agora, o que acontece com tais pessoas, filhos e pais? A vida... cria circunstâncias que as separam, aceitem, queiram ou não, pois a vida, sendo educativa por excelência, nessas horas, é imperativa na hora da aplicação do corretivo - separá-los, para mostrar que podem viver longe um do outro, fisicamente.

O filho imaturo psicológico não luta pelo que deseja e ambiciona. Pedem ajuda aos pais. Querem e determinam sua vontade. O amadurecido sabe que só pode ter, quando ainda dependem de seus pais para comer e dormir, enquanto estes desfrutarem de condições para dar. Assim, aceitam conformados e de forma equilibrada o "não" dos pais...

No fundo, esses imaturos psicológicos não querem se esforçar... É a famosa lei do menor esforço... E os filhos ainda alegam: "É! Mas o pai de fulano deu para ele isto que agora estou lhe pedindo!!"

O pai sente-se inferiorizado, vai e compra, com sacrifício, o que o filho quer, mesmo sentindo, intimamente, que seu subconsciente rejeita esta sua atitude imatura.

... De Deus quantos "não" já recebemos? Por quê? Porque o Não educa mais, muito mais do que o Sim.

Os pais ausentes, fisicamente de casa... e hoje tanto o pai quanto a mãe trabalham fora de casa... sentem-se inclinados a tudo fazer pelos filhos sem exigir-lhes esforços. Imaginam, tais pais, que dando o que eles pedem e querem eliminam sua ausência física deles.

...

Esses pais, muitos deles, carregam sentimento de culpa, ou seja, não deram a esses filhos, em vidas passadas, a atenção, os cuidados que eles necessitavam. E aqui se torna necessário um esclarecimento. Os filhos de hoje não são, obrigatoriamente, os filhos de ontem desprezados pelos pais; os laços de ligação podem ter sido outros, mas eles existiram.

...

Filho mimado é um sério problema. Filhos que recebem de seus pais de graça tudo o que desejam, são um provlema na vida da família, desgraçadamente.

... Quando um filho pede uma moto ou carro aos pais, não dêem... Porque caso eles sofram um desastre de consequências dolorosas, se o pai já carrega sentimento de culpa, esse duplicará, centuplicará. Deixem que ele (filho) compre com o dinheiro dele quando estiver já trabalhando, ganhando o próprio salário, podendo se manter, em todos os sentidos, e até, preferencialmente, morando só, sem a ajuda abusiva dos pais. Tudo que possa, então, acontecer, será simplesmente consequência do livre arbítrio deles...

Pais, não tratem seus filhos como coitadinhos, como deuses, como OBJETOS SEUS! Eles são de Deus, vocês queiram ou não, aceitem ou não tal realidade. Vocês devem, precisam educar os filhos para se tornarem livres dessas amarras neles colocadas por vocês mesmos.

Pais, digam-lhes, quando os filhos lhes pedirem alguma coisa que achem imprópria naqueles momentos de suas vidas: "Achamos que não devem fazer o que me pedem, por esta e aquela razão. Mas se quiserem, façam. Agora, prestem atenção: caso resulte alguma coisa errada, prejudicando vocês, seja lá o que for, assumam a responsabilidade, não a transfiram para nós". Saibam, pais, que os filhos ficarão aborrecidos, deixarão até de falar com vocês durante uns dois dias, pelo menos, e depois tudo voltará às boas, com certeza. Eles precisam de vocês!

Vivam com a consciência tranquila de haver cumprido com seus deveres perante Deus - o de educadores."

Era isso... pais deixando de serem "tontos" e filhos assumindo a responsabilidade pelos próprios atos. =]

Translate

Direitos autorais reservados à autora.. Tecnologia do Blogger.