quarta-feira, 28 de maio de 2014

EU SAÍ, QUASE MEIO ANO ATRÁS



Eu saí das ruas, mas elas não saíram de mim. Por razões já exaustivamente expostas, em diversas ocasiões, postagens e perfis, me afastei das manifestações. Há as que eu sou contra, há as que eu não apoio, há as que eu apoio e critico e há formas de se manifestar que eu gosto... ou não. NEM todo mundo é podre, intelectualmente falando. Porém, a grande maioria defende determinadas coisas, que eu também defendo, mas com ideias "avessas", ao contrário de alguns princípios éticos que, para mim, são importantes. Ainda assim, isso não desmerece o intelecto das pessoas.

Alguns desses que eu deixei no passado (recente) eu gosto de ler realmente pelo que eles podem me "ensinar", mesmo que eu não fale mais ou não aprecie a conduta deles no quesito "amizade". A pessoa dona do perfil onde essa conversa está é um daqueles que eu preferi deletar da minha vida, logo na... SEGUNDA mancada. Sei que tanto eu, quanto a pessoa, tentamos ser amigas, mas não deu certo e... fim.

Às vezes, me chegam algumas postagens interessantes. E não é de nenhum P2 ou alguém querendo "ferrar o movimento". Simplesmente, pessoas acham interessantes as mesmas coisas que eu, e me enviam, sejam de direita, de esquerda, de centrão, de pelego ou do Papa. Eu gosto de informação, é através dela que eu adquiro conhecimento e formo minha própria opinião, a respeito de assuntos e pessoas.

Hoje, chegaram até mim a postagem e os comentários abaixo. Meses atrás eu disse coisas parecidas, ainda tentando conciliar interesses e ampliar o alcance das manifestações. Quem era realmente próximo a mim sabe que eu tentei fazer isso, de diversas formas e, por isso, "ganhei de presente de Natal" diversos inimigos e uma acusação de ser "P2" (sigla para policial infiltrado, caso alguém não saiba). É uma pena que a desmoralização (não a minha, mas a do "movimento") tenha que ter sido desse tamanho para as pessoas começarem a perceber que há algo errado.

Quando o próprio povo rejeita o povo, tem SIM alguma coisa errada. De um lado, de outro, de ambos. Vai saber. Quando me disseram que o MTST havia expulsado anarquistas e black blocs de uma manifestação, não nego, eu ri. E ri de gargalhar, porque EU AVISEI que essas coisas iam acontecer. Não é só a direita rejeitando, agora, a esquerda também rejeita. "E agora, José?", como as coisas vão ficar?

Já falei diversas vezes, também (e talvez a maioria não tenha lido, porque, se não me engano, já disse isso a pessoas restritas, em um perfil pequeno e também no perfil que tenho família e amigos de infância), que anarquistas aliados a ideologias de "esquerda" (leia-se, derivadas de Marx e seus "sucessores"), sempre se dão mal. Mahkno se deu mal, Parsons se deu mal e muitos outros se deram mal. E os anarquistas vão continuar se dando mal, enquanto não cortarem o cordão umbilical, parcial ou totalmente, com ideais derivados do marxismo.

"A revolução começa dentro de você". Li tanto isso... mas essa "frase de efeito" não teve, ainda, o efeito esperado, subjetivamente. Quem sabe, um dia, conseguiremos (gostem ou não, eu ainda "estou nessa luta"). Revolução intelectual, revolução moral, amplitude de visão... um dia teremos isso, mesmo que demore mais 100 anos e mesmo que não estejamos aqui para ver. O "caos" já está aí. Está, a meu ver, na hora da reconstrução... mas isso é só o meu ponto de vista de coxa-reaça-p2... (rs dou risada com isso).

Os comentários que eu considerei "bobos" ou cheios de erros de gramática, eu tomei a liberdade de deletar. Ninguém merece ler sobre algo que talvez não goste e ainda ter que "decifrar" os novos "códigos de linguística". No mais, espero que os textos que ficaram sejam úteis à elucidação de que (vou repetir até entenderem) Anarquismo e doutrinas vermelhas não são a mesma coisa e não se confundem.

Obs¹: Substituí nomes por números, por uma questão de respeito à privacidade de quem escreveu. O que interessa é a informação.
Obs²: Quem eu denominei de "Pessoa 4" falou coisas bem próximas das quais eu acredito. Nunca tinha visto essa pessoa (pelo menos não com o nome que se "apresentou" nos comentários) "circulando por aí" antes. Não faço ideia de quem seja, mas, por tudo o que tenho lido, senti vontade de aplaudi-lo em pé.

Pessoa 1
22 de maio
Aconteceu o que temia.
Bbs descobrem da pior forma possível que não existe como desconsiderar a política quando se está nas ruas lutando contra o estado.

Para entender o racha com o MTST , politiquezemo-nos!
É o que a rua está exigindo de nós.
Curtir · · Compartilhar

Pessoa 2: o que aconteceu ?
22 de maio às 21:14 · Curtir

Pessoa 3: Expulsaram os BB no começo do ato.
22 de maio às 21:15 · Curtir

Pessoa 2: Eu já sabia, por isso não unificamos. Tentamos diversas vezes sem abrir mão dos BBs mas eles não aceitavam. Depois criticavam a gente por achar que não queriamos .
22 de maio às 21:17 · Curtir · 1

Pessoa 4: Bom como eu ja te disse Pessoa 1 o bloco mudou, não são mais os revoltadinhos de plantão, eles amadureceram, porém eles ainda carregam um estigma pelos atos que fizeram no ano passado e no começo desse.
22 de maio às 21:20 · Curtir · 3

Pessoa 2: É uma pena isso... bastava uma conversa entre BBs e MTST para decidir oq eles queriam.
22 de maio às 21:22 · Curtir · 1

Pessoa 3: Não acho que amadureceram, acho que diminuiram, e em poucos não da pra fazer muito coisa (o que não é verdade basta relembrar os atos fora alckmin).
De 10 que colam no máximo 4 fazem a TÁTICA quando necessario, vide ato do dia 15)
22 de maio às 21:25 · Curtir · 3

Pessoa 1: Pessoal, amadurecer eh saber que ATÉ tatica eh um modus operandi para fins políticos. Nao basta ver um ato e ficar feliz com a nobre causa e logo se decepcionar e chamar um movimento histórico de pelegos ao ser contrariado. Movimentos como o MTST tem uma pauta seria e urgente e vai flertar com quem atender esta pauta. Simples assim! E isso nao eh ser pelego, eh uma via legitimente democratica e mt comum na política.
Infelizmente nem como anarcos bbs sao reconhecidos e qd deixran de se preocupar com responsabilidade politica nas ruas querendo bater de frente com tds os movimentos sociais, se queimaram pra krl. Nao justifica a repulsa que estao sofrendo, mas em partes, explica.
22 de maio às 21:48 · Curtir · 7

Pessoa 2: Pessoa 1, confesso que fico triste, sonhamos com esse momento de unificação de movimentos e nada deu certo. Como eu falei já esperava essa atitude, mas acreditava que na base do dialogo. Não sei como foi lá, se expulsaram realmente ou se pediram para tirar as mascaras. Espero que tenha sido a segunda parte
22 de maio às 21:51 · Editado · Curtir

Pessoa 1: Pessoa 2, nem me fala em tristeza. Poxa vejo uma sociedade querendo sufocar e minar o que a juventude tem de melhor a ofercer, que eh um sonho libertario.
Estou solidária e com vontade de abraçar todo mundo e dizer "nao desistam"...mas nao podemos deixar de cutucar nossas feridas pra tentarmos ser mais assertivos.
22 de maio às 22:05 · Curtir · 7

Pessoa 4: Oi Pessoa 1, estou lendo agora, o que houve com o Black Bloc?
22 de maio às 22:31 · Curtir

Pessoa 3: Pessoa 1, mas os expulsos nao foram só bb, os ANARCOS (SEM.MASCARAS) tb foram, e isso é triste, se fosse o bloco.tudo bem, ate entenderia.
22 de maio às 22:56 · Curtir

Pessoa 4: Pessoa 3, boa noite, cheguei agora e ainda não processei a informação, é serio que o MTST expulsou os anarquistas e os adeptos de BB do protesto?
22 de maio às 22:58 · Curtir

Pessoa 4: Pessoa 1, Y, eu vou ser franco, mesmo que isso custe a amizade de vocês, provavelmente após falar isso , vocês vão desfazer amizade comigo, mas tudo bem... Eu acho que a maioria dos "ditos" anarquistas não conhecem a atual conjuntura político-econômica brasileira, que cada situação pede uma uma solução diferente e quando foi perguntado a muito deles o porquê dos quebra-quebra e dos protestos, mal eles tinham uma resposta direta e objetiva para dar.
22 de maio às 23:26 · Curtir · 1

Pessoa 4: As vezes, quando estamos debatendo, percebo que a maioria dos tais, anarquistas e black blocs não entendem de nada e só estão nas ruas para fazer bagunça e não tem a habilidade intelectual para discutir os direitos civis e a quinta constitucional, não culpo o MTST por não querer os anarquistas e os BBs no movimento. Eu moro perto de inúmeras ocupações, vi como eles são organizados e estão dispostos a movimentar o país por uma causa... e eles já tinha me dito que não queriam os BBs e nem os anarcos em seu movimentos em uma reunião do grupo que acontece aos domingos na Bela Vista.... Não é surpresa para mim...
22 de maio às 23:33 · Editado · Curtir · 1

Pessoa 4: Para haver uma unificação, é preciso que os anarquistas sejam menos arrogantes e mais inteligentes, mais simples, entender que cada um pensa de uma forma e tal maneira de pensar deve ser respeitada... Ninguém é obrigado a tolerar a falta de compreensão em relação a questões civis e por que não dizer falta de tolerância sexual e de educação em relação aos anarco gays que confundem direitos civis com promiscuidades e declarações heterofóbica.
22 de maio às 23:39 · Curtir

Pessoa 4: Conheço pessoas no movimento BB e nos coletivos que são maravilhosas, porém há outras que fazem o gente passar vergonha e dizer abertamente que somos anarquistas.
22 de maio às 23:41 · Curtir

Pessoa 4: Só espero que no ato do dia 24, os anarcos não nos faça passar vergonha!
22 de maio às 23:46 · Curtir

Pessoa 3: Vai ter video logo mais... o problema é que a anarquia esta sofrendo por atitudes de mascarados, nem todo mascarado usa a tatica black bloc, muito menos é ANARQUISTA, mas esta sendo dificil entender que um bando de mlk q vai em protestinho de rua NÃO representa o ANARQUISMO. (Me incluo nisso)
22 de maio às 23:58 · Curtir · 2

Pessoa 4: Não X, não estou generalizando, mas que muitos anarquistas nos fazem passar vergonha, isso vc não pode negar.
23 de maio às 00:14 · Curtir

Pessoa 4: Falo ambos, tente falar de economia ou política com muitos deles para ver as respostas....
23 de maio às 00:17 · Curtir

Pessoa 4: Peço até desculpas por ter usado a generalização do temos anarco... vou refrasear : Só espero que no ato do dia 24, os pseudo-anarcos ou os falsos anarcos não nos façam passar vergonha!
23 de maio às 00:21 · Curtir · 1

Pessoa 5: na verdade eu não sei o que anarquistas estão querendo se intrometer em causas como a do MST, Não vai ter copa, professores, e etc, alguém me explica o pq, vão la pedir mais saúde e educação pro estado? ou só vandalizar os atos dos outros? bem fez o MST
23 de maio às 01:54 · Curtir

Finalizando, discordo que os anarquistas (de verdade) são arrogantes. Anarquistas de verdade só "não se misturam", no que conscientemente falando, estão corretos. Ouvi, de uma pessoa de direita, que anarquistas são a "elite intelectual", porém, se você é de "elite" (seja lá de qual tipo for) o pessoal da "esquerda" vai te rejeitar e partir para críticas e ofensas PESSOAIS, ao invés de se limitar a debater IDEIAS.

Bjinho no ombro.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

PALMADAS E TRAUMAS



Hola!
PRIMEIRO: hoje, 22 de maio, é o Dia da Biodiversidade. Ninguém falou disso, o que é uma pena, porque seria uma ótima ocasião para vermos circulando pela internet belas imagens da Natureza, independente da espécie, vegetal ou animal, que fosse divulgada. Vale lembrar que é importante reforçar a PRESERVAÇÃO, o CUIDADO e o RESPEITO à Natureza para as crianças, já que muitas coisas relativas ao meio-ambiente vão depender delas, no futuro.

Agora, aos assuntos constantes do título do post.

Hoje, a CCJ da Câmara dos Deputados aprovou a Lei da Palmada (Lei Menino Bernardo). Eu nunca tinha lido o texto do projeto de lei e, em uma atitude precipitada, tomei a lei como sendo uma daquelas estilo "Maria do Rosário", defendendo "filho vagabundo", "filho bandido". Mas não é. Logo no artigo 1º, que acrescenta o artigo 17-A ao ECA, existe a descrição do que é considerado "castigo corporal punível", vejam:

" I - castigo corporal: ação de natureza disciplinar ou punitiva com o uso da força física que resulte em dor ou lesão à criança ou adolescente."

Nota-se, logo, que o "tapa na bunda", a "chinelada na cara" que aparece em diversos memes pela internet não são necessariamente puníveis. Somente o serão se a força aplicada for TANTA que cause "dor ou lesão". Caramba, todo tapa ARDE, mas não necessariamente precisa deixar roxo, arrancar pele, arranhar ou ofender. Tapa no rosto, ofende. Se seu filho responder mal e você der um tapa na boca e a boca for cortada no dente ou aparelho, esse tapa será punível. Mas, se você der um tapa (ou alguns) no bumbum... o filho vai reclamar do que? Você precisa deixar claro o porquê seu filho está tomando cada palmada.

A velha história do "eu posso não saber porque estou batendo, mas ele(a) sabe porque está apanhando" é que está sendo proibida. Com qual finalidade se daria um soco no rosto de uma criança? Ou aplicar castigos como se fosse o Norman Bates, com facas, tesouras, giletes? A criança TEM SIM o corpo mais frágil que o de um adulto e, a tendência, é que os adolescentes também tenham (não falo daqueles que gostam de ir pra academia ficar andando como se estivesse com a axila assada... falo de adolescentes normais).

Às vezes, as palavras machucam muito mais que uns bons tapas no bumbum e, às vezes, um tapa no bumbum resolve melhor uma situação do que uma lição de moral ou o famoso "sermão" ou "dar uns berros". Homens e adolescentes/crianças têm ouvidos seletivos, não adianta querer falar muito na orelha deles, porque em um determinado momento eles param de ouvir. Chega a ser perda de tempo.

Um tapa bem dado, em um susto, serve de alerta. Ninguém gosta de apanhar. E, quando os pais têm consciência do que estão fazendo, também não gostam de bater. Essa lei está sendo proposta muito mais com o intuito de "limitar" aqueles pais/parentes/tutores/cuidadores abusivos, que "arrancam o couro" dos outros quando estão desgostosos, ou bêbados, ou sob efeito de remédios ou drogas. Essa lei vem a limitar condutas de pessoas que se julgam os donos das situações e das outras pessoas, que não admitem ser contrariadas e que são tão ignorantes, medíocres e estúpidas que precisam usar de violência pra resolver as coisas, porque não sabem ouvir, porque não sabem falar, porque não raciocinam ou refletem sobre o que acontece à sua volta e com as pessoas à sua volta.

Soco não pode. Chute não pode. Uso de objetos (como um taco de basebol, por exemplo) não pode. Existem crianças que, simplesmente, não ouvem os pais e cometem erros cada vez mais graves com o passar do tempo, até se tornarem criminosos. O que mais tem é filho que mente e, não adianta "tirar a liberdade", "cortar a internet", "tirar o celular", "proibir de ver televisão". Isso não os prejudica. Sempre existe alguma outra coisa que eles possam fazer pra passar o tempo e ESQUECER QUE ESTÃO DE CASTIGO. "Dar o troco na mesma moeda", quando o erro é de ordem moral/ética vai ensiná-lo a que? Que vingança é bom?

Se for pensar no que a lei proíbe, não haverá mais nenhuma forma de dar uma reprimenda em maus atos praticados pelos filhos. Como eu disse ali em cima, vou repetir: NEM TODO MUNDO APRENDE NA CONVERSA (e nem no grito). E com todas essas proibições legais, como os pais vão educar seus filhos quando os filhos errarem? A meu ver, todo e qualquer castigo, com a finalidade de educar, de alertar, deve observar proporcionalidade entre o erro e a punição. Sendo assim, TAPA NA BUNDA PODE SIM. NÃO OFENDE, NÃO TRAUMATIZA E DOI MENOS QUE VACINA ANTITETÂNICA. Se seu filho aprende na conversa, ótimo. Só avalie se ele está realmente aprendendo ou se está simplesmente concordando contigo pra você parar de falar... e se isso acontecer, o que você vai fazer? Levar em um psicólogo porque seu filho é impaciente e vai sempre achar que você está errado ou que você fala demais?

Cada um tem seu jeito de ser e "ignorar os pais" faz parte do crescimento e amadurecimento de cada um, não é um "distúrbio". Da mesma forma, cada pai ou mãe ou tutor ou cuidador tem sua forma de educar e aplicar reprimendas. Não digo que a palmada é a melhor forma. Só digo que a palmada é UMA forma e que cabe a cada um decidir usá-la ou não, mas NUNCA haverá necessidade de "quebrar" a criança por falta de autocontrole.

Enfim, a lei não é tão ruim quanto eu pensava, mas não é essa lei que vai me impedir de dar uma palmada por erro que minha filha cometer (e já tiver sido avisada anteriormente que aquilo é um erro). Normalmente, são 3 avisos antes de 1 tapa pra cada erro. Desde pequenininha. Atualmente, não preciso passar do segundo aviso. Dizia minha Nona "é de pequeno que se torce o pepino", sou grata por ter seguido o conselho dela. Não sou mole, mas já fui muito mais rígida e não me arrependo dessa rigidez. Estou tentando educar minha filha pra ser uma pessoa com caráter, bem-educada, íntegra, honesta, generosa, compreensiva e que saiba dizer "não" quando necessário. Prezo, também, pela educação formal e pela cultura, pelo incentivo aos talentos individuais dela. Como mãe sei que estou fazendo o melhor. A mesma evolução intelectual, moral, ética que eu ensino a ela, eu aplico a mim. Educá-la é um processo de aprendizado e reeducação pra mim mesma. "Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço" é uma frase que eu ouvi muito e, hoje, percebo que sou muito mais de "fazer" do que de "ouvir", porque aprendemos, todos, pelos exemplos que recebemos. Por isso, me reeduco, porque é nas coisas que eu FAÇO que ela vai se espelhar pra tomar as decisões dela, quando for mais velha.

Mudando de pato pra ganso, mas continuando a falar sobre "violência" e suas consequências...

Algumas vezes eu disse aqui que passei por uma situação péssima, que parece ter mudado minha essência. Não vou contar a história, só as consequências. Consegui tirar uma lição boa e muito importante dessa situação: parei de formular conjecturas e julgamentos sobre as vítimas de um determinado crime. Outra lição, que pode ser considerada boa, é que conheci mais um "limite" meu: o medo me paralisa. Duas situações me paralisaram, até hoje: mariposas (voando, paradas, vindo pra cima de mim, não importa) e essa situação que passei. Tirando isso, existe sempre o "move forward". Ou eu sou muito corajosa, ou muito inconsequente... mas, por tudo o que já passei, acho (espero) que está mais pra coragem.

Disse essas coisas porque, ontem, conversando com uma amiga, ela me disse uma coisa que "caiu como uma luva" e que explica muito bem a evolução do meu EPT (estresse pós-traumático) e que vou transcrever abaixo, pra que seja transmitida a mensagem exatamente como ela me foi passada e que me fez enxergar as coisas por um outro prisma:

Amiga: ...Pq a medicação atrasa o processo de cura mental, ela te embora o sentimento. E vc precisa sofrer pra sarar... Quero dizer, assim, de tanto vc contar uma história, no começo ela é longa, com o passar do tempo vc vai encurtando, até que vc usa uma frase pra contar. Assim são os traumas, vc vai sofrendo, até que diminui.

Eu: tipo o q eu fiz com vc hj kkkkk

Amiga: Como uma comida estragada, vc tem que vomitar e cagar tudo, pra sarar. Exatamente, hj vc contou resumido. Hoje vc só PEIDOU Kkkkkkkk

E, depois disso, foi só risada e papos agradáveis. De qualquer forma, a lição que eu tirei disso foi: eu DETESTO terapia. Já tentei 4 vezes e não me adaptei (e nenhum terapeuta trabalhava da mesma forma que o outro). Decidi que ia me curar desse EPT sozinha. Com a falta de trabalho, o que eu mais tenho tempo pra fazer é PENSAR, remoer, deglutir, sentir raiva, nojo, ira, vontade de socar um, mas, principalmente, PENSAR. Não é fácil e não é gostoso, mas está dando resultados. Não tenho mais pesadelos com o verme, mas não quero encontrá-lo/vê-lo. E, além das boas lições e de raras boas pessoas que encontrei pelo caminho de novembro de 2013 pra cá, ficou a seguinte conclusão (que, na verdade, é um recado a ser dado):

AINDA VOU DANÇAR A MACARENA EM CIMA DO TEU CAIXÃO SEU FDP!

segunda-feira, 12 de maio de 2014

VERSÃO 2014... ???


Hola!
Hoje só estou postando pra saber o que vocês acharam da nova cara do blog (cores, fontes, etc), se ficou melhor, pior, bonito, feio ou whatever.

Acrescentei ali do lado direito, embaixo, os botões pro G+1, pra seguir pelo Google + e um botão de tradução pra outros idiomas (aí fica mais fácil - apenas 2 cliques - para quem é de outros países ler meus textos, coisa que eu sei que não fazem porque o Português é chato, difícil e nem sempre dá vontade copiar e colar o texto em algum tradutor - sei que o Google não é o melhor, mas é o que o Blogger disponibiliza).

Não consegui achar o botão de "like" do Facebook para colocar aqui, mas quando tiver um tempinho a mais, vou procurar (a não ser que algum de vocês saiba e seja solidário e legal e me conte como faz rs).

Ainda não permito comentários anônimos, mas quem tiver uma conta com Open ID pode comentar por aqui mesmo (eu sempre leio, mas nem sempre publico os comentários). Comentários do blog, no Facebook ficam "perdidos no tempo e no espaço", porque eu não corro atrás do link do blog no Face pra ler.

Era isso,
Me contem se gostaram.
Beijo, beijoca no nariz de pipoca =D

Translate

Direitos autorais reservados à autora.. Tecnologia do Blogger.