Hj o assunto é "divertido": atitudes q as pessoas tomam em "defesa" de outras. Digo q o assunto é divertido, pq ao pensar em algumas reações, eu dou risada...rs... Acompanhem o raciocínio...
OBS: Colocarei algumas alternativas de reações... se faltar coisa, vcs podem colocar la nos comments q toda complementação será bem-vinda. E viva a democracia e a liberdade de expressão!!...rs... Ah, não posso deixar de esclarecer, desde o princípio deste post q TUDO o q ta escrito abaixo é opinião MINHA (como sempre).
A) Qdo alguém agreide verbalmente um amigo seu, vc pode:
1) se omitir;
2) "xingar" a pessoa q está falando mal do seu amigo;
3) falar pra pessoa dizer as coisas na cara do seu amigo;
4) falar coisas boas sobre seu amigo e rebater o q a pessoa ta dizendo.
Comentário: As alternativas 1 e 2 não significam propriamente uma defesa do seu amigo. Em verdade, a omissão não significa absolutamente nada, a não ser q vc é bunda mole (= pessoa sem opinião) ou então q realmente seu amigo não apresenta qualidades a serem mostradas. No caso da alternativa 2, o fato de vc "xingar" quem falou mal do seu amigo mostra q vc é ótimo no "contra-ataque", mas também não significa q vc o está defendendo. A alternativa 3 representa q vc não está se metendo, mas está dando chance do seu amigo se defender, o q já é algo de positivo em vc (vc pode continuar não tendo qualidades do amigo a apresentar, então, deixa por conta dele... ou seja, vc tb é bunda mole neste caso...rs), apesar de tb não ser uma defesa literal. O único caso de defesa real, dentre as alternativas apresentadas, é o número 4, em que vc, consciente dos defeitos, qualidades e limites do seu amigo, "detona" o infeliz linguarudo e mostra q vc sabe o q está dizendo, mostra qualidades do seu amigo e q é leal e o admira de verdade.
OBS: Claro, q sempre tem alguém q "fala pelo cu", ou seja, q só fala bosta a respeito de todo mundo... Nesse caso, a alternativa 1 somente representa um "meu, sua opiniao não conta e não vai mudar a minha. Com licença estou me retirando."... Mas de qualquer forma, pra uma advogada, é sempre mais interessante convencer os "juízes da vida" sobre o ponto de vista de defesa do seu "cliente" (neste caso, substitua a palavra cliente por "amigo").
Glossário: "juízes da vida" = todo ser humano adora julgar os outros, independente de ter ou não olhado seu próprio rabo.
B) Numa sessão de agressões físicas (briga q seu amigo se meteu), vc pode (independentemente de quem está certo ou errado, pq sua opinião vc pode dar pro seu amigo antes - se der tempo - ou depois dele sofrer as agressões - ou agredir):
1) se omitir;
2) tentar apaziguar e segurar seu amigo;
3) tentar apaziguar e segurar o oponente;
4) tentar apaziguar, pura e simplesmente;
5) se meter e sair socando o oponente.
Alternativa 1: vc é um cuzão. Alternativa 2: vc é burro, pq segurando seu amigo, vc dá chance do agressor continuar batendo nele e não o está defendendo de modo algum (apesar de achar q está). Alternativa 3: não é uma defesa, mas dá a chance do seu amigo socar o oponente, o q representa uma atitude inteligente da sua parte. Alternativa 4: esta alternativa acontece, normalmente, nos casos em q as duas pessoas metidas na briga são seus amigos e, normalmente, quem tenta apaziguar, akba apanhando dos 2, então, é o único caso em que se admite a alternativa 1 (omissão), em razão a possibilidade de diálogo estabelecida no enunciado do item B. Alternativa 5: pra mim, essa é a alternativa q representa a atitude de uma pessoa leal e corajosa. Sai em defesa do amigo a qualquer custo, mesmo q tome umas porradas e saia machucado; é o tipo da atitude q seu amigo nunca vai eskecer e vai ser grato a vc pro resto da vida.
C) Tomando conhecimento da "confusão" em q seu amigo se meteu, vc pode:
1) se omitir;
2) dar apoio moral ao amigo e continuar se omitindo;
3) conversar com o agressor (se o conhecer);
4) dar sua opinião concreta sobre a pessoa do agressor a terceiros;
5) dar sua opinião abstrata sobre a pessoa do agressor a terceiros;
6) justificar a atuação do seu amigo na confusão;
7) reagir unindo as alternativas 4 e 6 ou as alternativas 5 e 6.
Alternativa 1: vc é cuzão. Alternativa 2: é atitude de quem quer bem ao amigo, mas não "põe a mão no fogo" por ele, ou seja, vc continua sendo cuzão, por chamar de amigo quem não é. Alternativa 3: atitude de pessoa leal que, sem se envolver na confusão, prefere ouvir os 2 (ou mais) lados da istória antes de tirar suas próprias conclusões e depois passar por babaca ou perder amigos por ter "falado pelo cu" ou "feito merda" em razão da confusão. Alternativa 4 e 5: falar dos outros não leva a nada (às vezes vc até se diverte, mas q não leva a nada, não leva messssmo), entretanto, todo mundo tem direito de dizer o q pensa, seja lá sobre o q for. Contudo, na alternativa 4, vc não defende seu amigo; vc simplesmente diz o q pensa sobre o agressor por conhecê-lo e ter suas razões para isso. Quanto à alternativa 5, se vc fala sem conhecer o agressor, vc, além de não estar defendendo seu amigo PORRA NENHUMA, vc ainda ta falando pelo cu, pq não sabe o q ta dizendo e ta julgando a pessoa (isso normalmente acontece qdo vc eskeceu de olhar seu próprio rabo). Em ambas as aternativas (4 e 5), vc akba não citando as qualidades do seu amigo, pq provavelmente não tem nada de bom pra falar dele. No caso da alternativa 6, vc não se importa com o agressor pq, conhecendo-o ou não, o q importa pra vc é ver seu amigo bem, sendo bem quisto por todos, admirado por todos (qdo eu digo "todos", leia-se "todos os q fazem parte do convívio de vcs", pq pra estranhos, pouco inmporta q seu amigo se dê bem ou mal, se ele é bonito ou feio, legal ou chato, etc) e é na defesa dele, da moral dele, da integridade física dele q vc sai. É a atitude do amigo de verdade, leal, fiel e inteligente. E, por fim, a alternativa 7: nessa, o amigo verdadeiro, leal e fiel é, tb, um pouquinho vingativo (não citei a qualidade "inteligente" pq a pessoa q se enquadra na alternativa 5 é uma anta pq fala pelo cu, como eu ja disse)...rs... Não deixa passar em branco a atitude "errônea" do agressor e não perde a oportunidade de dizer o q pensa. É de se pensar se esse tipo de "vingança" vale a pena... se não valer, pelo menos vc lava sua alma...rs.
Bom, fica aí o longo texto pra cada um pensar se realmente defende seus amigos ou ataca terceiros (com ou sem ter pq)... e depois de tanta verborragia, o ponto final.
Fui.